Importação: os 07 erros que você não pode cometer.


A importação é o processo de compra de uma mercadoria (produto ou serviço) originado em outro país. Ela demanda atenção e cuidado logístico integrando de transporte, ingresso e a internalização da mercadoria estrangeira, envolvendo seu desembaraço aduaneiro e o recolhimento dos tributos exigidos em lei. Um processo cada vez mais acessível para empresas e que tem crescido no país.


No entanto, muitos ainda enfrentam desafios e problemas ao longo deste processo, cometendo erros desnecessários por desconhecimento, falta de planejamento e preparo. A CGVale preparou 07 dicas sobre os erros que precisam ser evitados.


  • 1 – Desconhecimento sobre as licenças exigidas


Na hora de importar uma mercadoria, é preciso seguir uma série de regras e licenças referentes ao país de origem da mercadoria, além de toda documentação e licenças específicas, tanto para entrar quanto para sair do Brasil. Ignorar esse detalhe pode travar toda a sua operação.


  • 2. Classificação fiscal incorreta


Ao importar produtos é fundamental conhecer qual é a sua classificação fiscal. A taxação varia de acordo com o bem. No Brasil a classificação é feita com base no sistema NMC (Nomenclatura Comum do Mercosul). Cada tipo de bem corresponde a um código numérico no NMC que indicará a alíquota de importação.


Quando uma mercadoria embarca com a classificação incorreta e esse erro é identificado, será realizada a desclassificação fiscal, envolvendo multa de 1% sobre o valor total do produto, mais a aplicação da alíquota pertinente.


  • 3 . A escolha adequada do seu fornecedor


Na cadeia de importação o fornecedor é estratégico. Saber avaliar e escolher o melhor fornecedor para a sua demanda é fundamental. A competitividade impõe busca de preço, mas você também precisa reconhecer o impacto desse critério na qualidade. As vezes o melhor preço vem acompanhado de mercadorias com menor durabilidade, impurezas e mudanças na composição da matéria prima. Ex: Um fio de cobre com impurezas na composição.


Sempre é bom estabelecer um plano de importação de médio (potencial de compras por 12 meses), capaz de fortalecer sua negociação.


  • 4 – Atenção com a Embalagem e logística inadequada


O transporte do produto é um processo que demanda diversas variáveis de atenção e cuidado na hora de realizar uma importação. Desde o tipo de embalagem, proteção e diversos detalhes envolvidos na sua logística. É vital garantir que o produto chegue 100% integro em sua qualidade e aparência. Você não querer fazer tudo de novo.


  • 5 – Embarcar sem cobertura do seguro


Um detalhe simples, muitas vezes ignorado. Muitos embarcam mercadorias de valor sem o adequado seguro internacional. Não basta apenas um elo da cadeia estar segurado, você precisa garantir que toda operação de compra e venda internacional, de porta a porta esteja coberta por um seguro. Realizar a importação de um produto sem seguro internacional é um erro tolo que pode custar muito!


  • 6 – Ignorar as especificidades dos produtos


Cada produto tem suas particularidades. É fundamental reconhecer a melhor estação de ofertas e demanda da mercadoria que você busca importar. Realizar um carregamento de um bem fora de época será grande erro. Vale reforçar atenção as licenças e seguir todas as especificações que a carga exige.


  • 7 - Falta de planejamento e pesquisa


Muitos destes erros serão evitados com o adequado planejamento, pesquisa e avaliação sobre as diversas etapas envolvidas no processo de importação, minimizando riscos e fortalecendo o entendimento sobre as demandas.


Desde o planejamento financeiro da operação, entender cada etapa, burocracias, sazonalidades, avaliar prazos, enfim, mapear cada etapa e criar sempre uma margem de segurança para o processo é fundamental para uma operação sem dor de cabeça e que atenda suas expectativas.

Busque um parceiro qualificado e experiente para suportar toda sua operação logística.


Desde o planejamento até a entrega da mercadoria na sua empresa, a CGVale possui soluções integradas influenciando todo processo de importação e exportação de produtos e serviços.



Por Onda TKM 05 abr., 2024
Prezados (as) Senhores (as) A seguir compartilhamos atualizações sobre o atual cenário nas operações marítimas. Abaixo disponibilizamos estatística dos portos com as maiores filas de espera para atracação dos navios, sendo o complexo portuário de Shanghai e Ningbo o com pior performance neste momento, tendo 132 navios a espera de atracação, o que demonstra uma piora em comparação com o levantamento anterior que apresentou 100 navios a espera.
Por Onda TKM 07 mar., 2024
Prezados (as) Senhores (as) A seguir compartilhamos atualizações sobre o atual cenário nas operações marítimas. Abaixo disponibilizamos estatística dos portos com as maiores filas de espera para atracação dos navios, sendo o complexo portuário de Shanghai e Ningbo o com pior performance neste momento, tendo 100 navios a espera de atracação, o que demonstra uma piora em comparação com o levantamento anterior que apresentou 93 navios a espera.
Share by: