Planejamento Logístico
Como preparar a sua melhor operação.
Parece difícil acreditar, mas acontece todos os dias. Muitas empresas pensam logística nas vésperas da necessidade de envio ou compra de uma mercadoria.
O resultado disso são maiores custos, riscos e problemas na operação. Seja um importador ou exportador de primeira viagem ou uma empresa experiente na sua prática, muitos ainda cometem o erro que normalmente custa caro: a ausência de uma logística planejada.
Vivemos um período de consolidada globalização, que impacta e alcança cada vez mais empresas e mercados. Diante dos desafios impostos pela alta competitividade e complexidades diversas, praticar uma logística planejada, que influencie uma operação de excelência, se torna imperativo, um ponto estratégico para o sucesso de um negócio.
A logística é um conjunto de procedimentos, conhecimentos e meios com objetivo de entregar o produto certo, no lugar e tempo combinados. Palavra de origem grega, logística significa a habilidade de cálculo e raciocínio lógico. O conceito ganhou cada vez mais profundidade, integrando conhecimentos de áreas como engenharia, economia, marketing, estatística, tecnologia e recursos humanos.
Desconhecimento de licenças, classificação fiscal incorreta de produtos e serviços, ignorar especificidades dos mesmos, embalagem incorreta, escolha inadequada de fornecedores são alguns problemas comuns na hora de uma operação logística. Muitos destes erros serão evitados com o adequado planejamento, pesquisa e avaliação sobre as diversas etapas envolvidas no processo de importação, minimizando riscos e fortalecendo o entendimento sobre as demandas.
Por isso, o planejamento logístico será vital, pois ele dará o suporte a todo processo da cadeia de suprimentos, promovendo eficiência no resultado final da operação.
As vantagens do planejamento logístico
- 1 - Foco na satisfação do cliente
A agilidade na entrega dos pedidos se tornou vital para as empresas e seus estoques devidamente supridos dos produtos que o consumidor final espera receber. Ou você tem a mercadoria a disposição ou as pessoas irão em busca da concorrência.
Pesquisa da LaserShip’s 2019 E-Commerce Shipping Needs Survey mostrou que 63% dos consumidores querem obter seus produtos de lojas online em até três dias. Para um terço dos entrevistados, o envio rápido é a consideração mais importante ao fazer compras online. Esse é só um dos inúmeros exemplos que ilustram a importância da logística para os negócios.
O planejamento logístico otimiza os processos de transporte, cria fluidez, organização e minimiza os riscos de atrasos e interrupções, promovendo seu mais alto desempenho. Com isso, consolida uma experiência mais plena aos clientes, atendendo e superando suas expectativas.
- 2 - Melhora da eficiência
O planejamento logístico melhora a eficiência do negócio. Desde a previsão de compras, armazenamento, gestão dos materiais de maneira adequada e a localização. Isso promove foco, agilidade e organização, logo alta eficiência.
De forma prática, a logística planejada poderá gerenciar com maior eficiência o fluxo dos produtos, desde os pontos de fornecimento até os pontos de consumo, evoluindo a sinergia e eficiência das diversas atividades ligadas ao processo:
- Previsão da demanda
- Reconhecimento adequado de leis, despachos e burocracias
- Gestão do Estoque
- Transportes
- Armazenagem
- Design de redes de distribuição
- e outros
- 3 - Foco e Visibilidade
O planejamento logístico vai ampliar o foco e a visibilidade sobre todo processo e cadeia de suprimentos da empresa. Integrado a sistemas avançados de gerenciamento, capazes de analisar dados históricos e rastrear o movimento em tempo real de mercadorias dentro e fora das empresas, permitirá uma análise de dados precisa sobre a cadeia de suprimentos, criando um ambiente de alto foco e visibilidade sobre a operação, logo de menores riscos, maior previsibilidade e sucesso da operação.
- 4 - Redução de custos
Quando temos clientes satisfeitos, melhora da eficiência, mais foco e visibilidade do processo, estamos falando de uma operação com menos erros, devoluções, perdas e retrabalho, logo, com menos gasto de tempo, energia e dinheiro. Isso reduz significativamente seus custos.
Desde o planejamento financeiro da operação, entender cada etapa, burocracias, sazonalidades, avaliar prazos, enfim, mapear cada etapa e criar sempre uma margem de segurança para o processo é fundamental para uma operação sem dor de cabeça e que atenda suas expectativas.
Uma logística bem planejada gera um fluxo poderoso de resultados de alta satisfação para todos os envolvidos.
