Prezados (as) Senhores (as) 


A seguir, compartilhamos as atualizações sobre o atual cenário nas operações marítimas. 

Abaixo, disponibilizamos estatística dos portos com as maiores filas de espera para atracação dos navios, sendo o complexo portuário de Shanghai e Ningbo o com pior performance neste momento, tendo 93 navios a espera de atracação.

Fonte: https://www.linerlytica.com/. Atualização de 17 de fevereiro.

Dos portos brasileiros, Santos é o com maior espera de atracação, nesta última atualização. Sete embarcações aguardam permissão para atracação, com tempo médio de espera de 1 semana, impactando principalmente as operações de exportação que sofrem com constantes alterações na abertura do GATE de entrega dos contêineres.


No continente asiático, com o retorno do feriado do ano novo lunar os atrasos devem se manter devido as omissões de navios (BLANK SAILING) previstas para as próximas semanas. Em algumas rotas, as mudanças de serviço sem prévio aviso ainda ocorrem com frequência a exemplo de Tianjin e Qingdao, gerando atrasos de pelo menos 1 semana no transbordo.


Na Europa, os portos de Roterdam, Antuérpia e Hamburgo ainda sofrem com as filas de espera para atracação. As manifestações e greves seguem impactando as principais nações da Europa. Na última semana manifestantes bloquearam o acesso ao porto de Antuérpia, gerando atrasos nas operações portuárias. Abaixo mais detalhes desta ocorrência:


https://www.reuters.com/world/europe/port-antwerp-disrupted-by-belgian-farmers-protests-2024-02-13/
 


Já nos EUA, as operações portuárias melhoraram significativamente, porém as condições climáticas ainda prejudicam a logística interna, especialmente a operação ferroviária. 

Um grande navio porta-contêineres está atracado em um porto com guindastes.
Por CG Vale 8 de abril de 2025
Com planejamento adequado, conhecimento sobre benefícios fiscais, otimização logística e parcerias estratégicas, é possível alcançar um equilíbrio ideal entre economia e eficiência.
A woman in a warehouse is using a laptop and a clipboard.
Por CG Vale 26 de março de 2025
Em um cenário global cada vez mais competitivo, o planejamento logístico eficiente tornou-se o diferencial para empresas que atuam no comércio exterior. A capacidade de prever, organizar e otimizar cada etapa do processo de transporte de mercadorias não apenas garante a satisfação dos clientes, mas também protege as empresas de custos invisíveis que podem comprometer significativamente as margens de lucro.