Prezados (as) Senhores (as) 


Compartilhamos os resultados de setembro do relatório Global LinerPerformance (GLP), publicados pelo site Sea-Intelligence na semana passada. 



O índice de confiabilidade do cronograma original de embarque apresentou ligeira melhora, ficando em 51,4%, mas ainda muito distante do patamar de 2019, com média de 80% ou até mesmo do ano passado, que flutuou na faixa dos 65%.

A graph showing the global schedule reliability from jan feb mar apr may jun jul aug sep oct nov dec

Quando analisamos o histórico dos anos anteriores, observamos que os índices de confiabilidade de 2024 só ficam a frente do período da pandemia.


Já o índice de dias de atraso segue subindo, em setembro alcançando média próxima dos 6 dias (5,67%) 

A graph showing the global average delays for late vessel arrivals

Quando avaliamos o cenário Brasil, a situação é ainda mais desafiadora, alguns casos superam 10 dias de atraso, dificultando a vida dos importadores e ainda mais dos exportadores, que acabam sendo penalizados com cobranças frequentes de estadias (dettention).


Quando a análise é realizada por cia marítima, em setembro a cia marítimaMaersk foi a cia marítima mais confiável com 54,7%, seguida pela Hapag-Lloyd com 54,3%. Outras 8 cias marítimas ficaram acima da marca de 50%, sendo a PIL a cia marítima com pior performance (37,2%). 

A graph showing the carrier scores for august 2024

Fonte: https://www.sea-intelligence.com/press-room/295-global-schedule-reliability-drops-to-51-4-in-september-2024

 

Seguiremos monitorando o cenário global visando oferecer a todos informações atualizadas para auxiliar na definição das melhores estratégias. 

 

04 de novembro de 2024.

Um grande navio porta-contêineres está atracado em um porto com guindastes.
Por CG Vale 8 de abril de 2025
Com planejamento adequado, conhecimento sobre benefícios fiscais, otimização logística e parcerias estratégicas, é possível alcançar um equilíbrio ideal entre economia e eficiência.
A woman in a warehouse is using a laptop and a clipboard.
Por CG Vale 26 de março de 2025
Em um cenário global cada vez mais competitivo, o planejamento logístico eficiente tornou-se o diferencial para empresas que atuam no comércio exterior. A capacidade de prever, organizar e otimizar cada etapa do processo de transporte de mercadorias não apenas garante a satisfação dos clientes, mas também protege as empresas de custos invisíveis que podem comprometer significativamente as margens de lucro.
Share by: