Prezados (as) Senhores (as)
Compartilhamos os resultados de setembro do relatório Global LinerPerformance (GLP), publicados pelo site Sea-Intelligence na semana passada.
O índice de confiabilidade do cronograma original de embarque apresentou ligeira melhora, ficando em 51,4%, mas ainda muito distante do patamar de 2019, com média de 80% ou até mesmo do ano passado, que flutuou na faixa dos 65%.
Quando analisamos o histórico dos anos anteriores, observamos que os índices de confiabilidade de 2024 só ficam a frente do período da pandemia.
Já o índice de dias de atraso segue subindo, em setembro alcançando média próxima dos 6 dias (5,67%)
Quando avaliamos o cenário Brasil, a situação é ainda mais desafiadora, alguns casos superam 10 dias de atraso, dificultando a vida dos importadores e ainda mais dos exportadores, que acabam sendo penalizados com cobranças frequentes de estadias (dettention).
Quando a análise é realizada por cia marítima, em setembro a cia marítimaMaersk foi a cia marítima mais confiável com 54,7%, seguida pela Hapag-Lloyd com 54,3%. Outras 8 cias marítimas ficaram acima da marca de 50%, sendo a PIL a cia marítima com pior performance (37,2%).
Seguiremos monitorando o cenário global visando oferecer a todos informações atualizadas para auxiliar na definição das melhores estratégias.
04 de novembro de 2024.