Prezados (as) Senhores (as) 


A seguir compartilhamos atualizações sobre o atual cenário nas operações marítimas. 

Abaixo disponibilizamos estatística dos portos com as maiores filas de espera para atracação dos navios, sendo o complexo portuário de Shanghai e Ningbo o com pior performance neste momento, tendo 100 navios a espera de atracação, o que demonstra uma piora em comparação com o levantamento anterior que apresentou 93 navios a espera.

Fonte: https://www.linerlytica.com/. Atualização de 29 de fevereiro

Dos portos brasileiros, Santos segue com a maior espera de atracação, nesta última atualização foram computadas 10 embarcações aguardando permissão para atracação, número maior que na última atualização, com tempo médio de espera de 1 semana, impactando também as operações de exportação, que sofrem com constantes alterações na abertura do GATE de entrega dos containers.


No continente asiático, as últimas semanas foram de muitas adversidades, com elevação no número de serviços alterados sem prévio aviso, o que produziu uma elevação nos atrasos dos transbordo em alguns portos, dentre ele citaríamos Shanghai, Ningbo e Singapura.


Na Europa as greves e protestos diminuíram consideravelmente, porém até a situação estabilizar total o ideal ainda é agendar os carregamentos com antecedência para evitar atrasos e problemas. O porto de Rotterdam segue com a maior fila de espera para atracações, totalizando 36 embarcações, seguido de Antuérpia com 20 navios a espera e Hamburgo com 16.


Já nos EUA, as operações portuárias melhoraram significativamente, porém as condições climáticas ainda prejudicam a logística interna, especialmente a operação ferroviária.


Seguiremos monitorando o cenário global visando oferecer a todos informações atualizadas para auxiliar na definição das melhores estratégias.


06 de março de 2024

Um grande navio porta-contêineres está atracado em um porto com guindastes.
Por CG Vale 8 de abril de 2025
Com planejamento adequado, conhecimento sobre benefícios fiscais, otimização logística e parcerias estratégicas, é possível alcançar um equilíbrio ideal entre economia e eficiência.
A woman in a warehouse is using a laptop and a clipboard.
Por CG Vale 26 de março de 2025
Em um cenário global cada vez mais competitivo, o planejamento logístico eficiente tornou-se o diferencial para empresas que atuam no comércio exterior. A capacidade de prever, organizar e otimizar cada etapa do processo de transporte de mercadorias não apenas garante a satisfação dos clientes, mas também protege as empresas de custos invisíveis que podem comprometer significativamente as margens de lucro.