Prezados (as) Senhores (as)
A seguir compartilhamos atualizações sobre o atual cenário nas operações marítimas.
Abaixo disponibilizamos estatística dos portos com as maiores filas de espera para atracação dos navios, sendo o complexo portuário de Shanghai e Ningbo o com pior performance neste momento, tendo 132 navios a espera de atracação, o que demonstra uma piora em comparação com o levantamento anterior que apresentou 100 navios a espera.

Fonte:
https://www.linerlytica.com/. Atualização de 27 de março
Dos portos brasileiros, Santos segue com a maior espera de atracação, nesta última atualização foram computadas 09 embarcações aguardando permissão para atracação.
Ao longo de março foi possível observar atrasos de mais de 1 semana na atracação dos navios e a omissões das atracações voltaram a ser realidade, não somente em Santos como também nos portos do Sul, especialmente Navegantes.
Outra mudança que impactou o mercado brasileiro está relacionada as operações destinadas ao Rio de Janeiro onde alguns armadores alteraram o serviço direto, adicionando o transbordo em Santos para algumas rotas.
No continente asiático, o mês de abril promete muitos desafios, na China estão previstas 5 novas omissões (blank sailings) nas próximas semanas, além da mudança de navios visando a redução de espaço oferecida por alguns armadores, exemplo a HYUNDAI.
Com a redução de oferta de espaço os armadores criaram o cenário perfeito para um novo GRI, efetivado pelas principais cias marítimas, dentre elas a OOCL, MSC e EVERGREEN.
Para agravar ainda mais a situação há rumores que a BYD moverá 3000 containers nos próximos 2 meses sufocando ainda mais o mercado.
Na Europa as omissões nos principais portos seguiram impactando as programações de embarque de março e não há perspectiva de melhora em abril, que ainda terá dias difíceis no início do mês devido ao feriado de 27/03 a 01/04,
Já nos EUA, as perspectivas não são positivas devido o acidente em Baltimore, neste momento os armadores sinalizam mudanças no serviço da costa leste, o que deve congestionar os portos alternativos, como por exemplo, New York
Seguiremos monitorando o cenário global visando oferecer a todos informações atualizadas para auxiliar na definição das melhores estratégias.
01 de abril de 2024
