Prezados (as) Senhores (as)
Ao longo deste ano pautamos em inúmeros comunicados o cenário caótico nas operações marítimas por todo mundo, entramos na reta final de 2024 enfrentando a mesma batalha e cada semana que passa uma adversidade nova surge trazendo ainda mais tensão para quem opera nesta modalidade
O site Sea-Intelligence publicou na semana passada nova atualização do relatório Global Liner Performance (GLP) e os índices de agosto apontaram a manutenção de patamares inaceitáveis, com apenas 50% de confiabilidade do cronograma original de embarque.
Quando analisamos o histórico dos anos anteriores, observamos que os índices de confiabilidade de 2024 só ficam a frente do período da pandemia.
Já o índice de dias de atrasou subiu novamente, alcançando média superior a 5 dias
Quando avaliamos o cenário do porto de Santos, a situação é ainda mais desafiadora, esta imagem de satélite abaixo foi extraída do site Marine Traffic hoje e resume bem o caos atual, são mais de 50 navios aguardando atracação, superando em alguns casos 1 semana de atraso.
Quando a análise é realizada por cia marítima, em agosto a cia marítima Maersk foi a transportadora mais confiável, alcançando 54,7% de pontualidade, seguida pela Hapag-Lloyd com 54,3%. Já a PIL alcançou o pior índice, com 37,2%, destacando que apenas a Yang Ming melhorou sua performance comparado com 2023, as demais cias pioraram a performance.
Fonte: www.sea-intelligence.com/press-room/288-global-schedule-reliability-remains-stable-at-50-55-in-2024
Seguiremos monitorando o cenário global visando oferecer a todos informações atualizadas para auxiliar na definição das melhores estratégias.
08 de outubro de 2024.