Prezados (as) Senhores (as)
Abaixo disponibilizamos atualizações sobre a operação marítima na Europa:
Apesar do fim do período de férias europeias, ainda são observadas dificuldades para execução de coletas na Bélgica e Alemanha. É importante programar as coletas com antecedência, para que os carregamentos possam acontecer nas datas escolhidas pelos exportadores, o ideal é trabalharmos com 2 semanas com antecedência para que não ocorram esses atrasos.
Os atrasos nas programações de embarque seguem frequentes, principalmente com MSC e Maersk, as justificativas apresentadas informalmente são variadas, mas as mais comuns nas últimas semanas foram greves portuárias e omissões.
De acordo com as últimas atualizações do site LINERLYTICA (www.linerlytica.com), o porto de Roterdam aparece na quarta pior performance com 28 embarcações a espera de atracação. Hamburgo e Bremerhaven possuem 23 embarcações acompanhada de Antuérpia com 21 embarcações.
Esta instabilidade acaba gerando problemas no planejamento pré-embarque, dificultando o uso o serviço de coleta pelo armador.
Há também nova sinalização escassez de equipamentos 20’DV em toda a costa europeia, especialmente quando o armador é a MAERSK.
Para outubro a expectativa é que os fretes tenham oscilações nos custos, a MSC e Maersk mantiveram os níveis, com pequeno aumento apenas no ETS.
Seguiremos monitorando o cenário global visando oferecer a todos informações atualizadas para auxiliar na definição das melhores estratégias.
08 de outubro de 2024.