Prezados (as) Senhores (as) 


A seguir compartilhamos atualizações sobre o atual cenário nas operações marítimas:


Abaixo disponibilizamos estatísticas dos portos com as maiores filas de espera para atracação dos navios, Shanghai e Ningbo seguem com a pior performance neste momento com 110 embarcações a espera de atracação, o que demonstra uma pequena variação em comparação a última atualização de 16 de maio.

Fonte: https://www.linerlytica.com/ atualização de 28 de maio

Singapura segue com a segunda pior performance, com 55 embarcações a espera de atracação, o que vem impactando muito nas operações que fazem transbordo neste porto. 


Visando reduzir este caos as autoridades portuárias retomaram as operações em alguns terminais, que estavam inativos para combater o congestionamento atual, conforme detalhado na reportagem abaixo: 

https://theloadstar.com/singapore-reopens-defunct-container-terminals-to-tackle-vessel-bunching/ 


Com relação aos fretes, infelizmente o cenário segue desanimador, hoje foram divulgadas as tarifas validas para as primeiras saídas de junho e como previsto elas romperam o patamar de USD 8000 para saídas de Shanghai com destino a Santos, considerando o serviço direto


Sobre o mercado europeu, Hamburgo passou o porto de Roterdam com a pior performance, na última atualização foram registrados 38 navios aguardando atracação, já Rotterdam teve uma pequena melhora, com 37 navios aguardando atracação, seguido de Antuérpia com 30. 


Nos EUA Los Angeles volta a figurar com um número acima da média, atualmente são 20 embarcações aguardando atracação, seguido por New York com 12, Savannah com 09, Norfolk e Port Everglades com 7. 


No Brasil o cenário adverso segue igual das atualizações anteriores, com atrasos sucessivos nos principais portos, em especial Santos e Navegantes, alcançando a média de 1 semana de espera para atracação. Isso ocorre principalmente pelo desequilíbrio geral nas programações de viagens dos navios, se há atraso na saída da origem, haverá atraso na chegada, causando a demora na atracação dos navios. 


Na última medição Santos tinha 8 navios aguardando para atracar, sendo o terminal DPWORLD com maior incidência de atraso nas ultimas semanas. 


Em Navegantes o problema segue com as constantes omissões de atracação, só em junho são esperados mais 7 cancelamentos de atracação. 


Seguiremos monitorando o cenário global visando oferecer a todos informações atualizadas para auxiliar na definição das melhores estratégias.


03 de junho de 2024.

Um grande navio porta-contêineres está atracado em um porto com guindastes.
Por CG Vale 8 de abril de 2025
Com planejamento adequado, conhecimento sobre benefícios fiscais, otimização logística e parcerias estratégicas, é possível alcançar um equilíbrio ideal entre economia e eficiência.
A woman in a warehouse is using a laptop and a clipboard.
Por CG Vale 26 de março de 2025
Em um cenário global cada vez mais competitivo, o planejamento logístico eficiente tornou-se o diferencial para empresas que atuam no comércio exterior. A capacidade de prever, organizar e otimizar cada etapa do processo de transporte de mercadorias não apenas garante a satisfação dos clientes, mas também protege as empresas de custos invisíveis que podem comprometer significativamente as margens de lucro.