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Informativo - Situação logística na Europa

Prezados clientes, Informamos que devido ao aumento de novos casos de Covid e Lockdown ocorrendo novamente na Europa e, também a época de peak season, o cenário logístico com ofertas de espaços deve ser afetado em decorrência destas duas situações.

Países como Alemanha, Áustria, Holanda, França, Dinamarca e países do leste Europeu apresentam índices crescentes no número de casos, com isso as autoridades já impõem restrições e lockdown parcial, principalmente entre a população não vacinada para tentar diminuir o avanço da epidemia. Na Rússia os casos também estão fora de controle.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) solicitou maior atenção das autoridades na Europa e considerou essa nova onda como “preocupação grave”. O inverno se aproxima no continente Europeu e com isso a disseminação do vírus ocorre com mais facilidade de acordo com a OMS.

Novas restrições atingem diretamente toda a cadeia logística. A oferta de espaços tanto no modal aéreo quanto no marítimo deve ser reduzida, afetando principalmente trucks disponíveis para realizar o pick up das operações. Os portos já estão lotados e os cargueiros fazem fila devido a falta de caminhões para desafogar a cadeia de transporte. No Reino Unido por exemplo, existem empresas deslocando seus navios para a outros países da Europa em busca de portos menos movimentados, para deslocar suas cargas para navios menores.

A demanda segue em alta devido ao final do ano e os espaços disponíveis não conseguem acompanhar na mesma velocidade. Para evitar custos adicionais e atrasos nas operações, sugerimos planejar suas operações com antecedência para tentarmos ao máximo, antecipar os contatos com exportadores e garantia de bookings desta região.

Qualquer dúvida estamos a disposição para auxiliá-los no que for possível.

CG VALE SOLUÇÕES INTEGRADAS DE LOGÍSTICA.

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CRESCIMENTO DA DEMANDA DE CARGAS – VIRACOPOS

Prezados(as), Com o objetivo de dar transparência aos nossos clientes e parceiros e possibilitar uma maior adequação no planejamento do seu processo produtivo, a Aeroportos Brasil Viracopos informa que enfrenta um cenário de grande crescimento no recebimento de cargas de importação e exportação, que vem ocasionando acúmulos e atrasos nos processos de recebimento e liberação de cargas.

Dentre os principais motivos do panorama apresentado, destacamos:

As fábricas na China, Europa, Ásia e EUA estão com a produção acelerada, atendendo às demandas reprimidas do cenário da COVID-19 e do período natalino, aumentando cada vez mais a demanda por transporte internacional; O cenário do transporte marítimo segue com os portos congestionados e sem equipamentos disponíveis para embarque. Dessa forma, as cargas prioritárias estão seguindo pelo modal aéreo; No modal aéreo, algumas rotas de passageiros ainda seguem suspensas para o Brasil, limitando a oferta de espaço de carga porão e aumentando a demanda por aeronaves cargueiras, que é justamente o perfil dos voos recebidos em Viracopos; Até o momento, o TECA Viracopos já contabilizou um acréscimo na faixa de 34% no total de peso recebido na importação e 44% na exportação, em relação ao ano anterior.

Oportuno salientarmos que diversas ações foram tomadas desde o início do aumento da demanda de cargas em VCP, sendo as principais destacadas a seguir:

A implantação do programa Fast Lane, criando uma faixa dedicada de processamento de voos, premiando a pontualidade da chegada em Viracopos, de acordo com a informação prévia prestada pela Empresa Aérea; Reforço no efetivo em contrato intermitente, alocando força de trabalho em horários de maior demanda conhecida; Liberação de trabalho em regime de hora-extra para reforçar a equipe atual; Contratação imediata de 28 colaboradores para reforçar as escalas de trabalho do quadro fixo; Locação de 05 empilhadeiras para reforçar o parque de equipamentos existentes; Automatização dos processos de cadastramento documental e liberação de acesso de veículos para exportação de cargas

Não obstante às ações já tomadas, em andamento e futuras, orientamos nossos clientes e parceiros a analisarem o seu planejamento de importação/exportação, especialmente para as próximas semanas, evitando maiores impactos. Assim sendo, contamos com a compreensão de todos para com os impactos que estamos enfrentando, considerando serem eles uma parcela do que o mundo todo atravessa, acreditando serem brevemente superados! Nossos canais de atendimento seguem à disposição para dirimir dúvidas, esclarecer, orientar e colaborar.

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Porto de Los Angeles deve realizar operação 24/7 para combater o caos logístico nos EUA

O presidente Joe Biden anunciou que o porto de Los Angeles vai realizar uma operação padrão de trabalho de 24/7 para auxiliar e atender todo o backlog de cargas que estão atrasadas no porto. Tem como objetivo também, diminuir diversas ocorrências operacionais de cargas que estão sendo transferidas do modal marítimo para o aéreo.

O presidente enfatizou que essa operação segue em linha como a maioria dos países trabalham e que serão adicionadas 60 horas na operação portuária com este novo cenário.

A única dúvida para alguns Forwarders com essa nova operação é se as transportadoras e motoristas vão conseguir acompanhar esse novo ritmo de operação, entregando e retirando equipamentos nos horários permitidos no porto em seu ritmo acelerado, uma vez que a capacidade operacional de veículos para transporte de containers nos EUA está com um grande volume existente de trabalho.

“A Administração Portuária pode buscar um sistema mais eficiente para embarcar as mercadorias em Backlog, porém a capacidade operacional para atender este novo ritmo de operações deve ser previamente analisada” disse o Chefe economista Phil Levy da Flexport.

As operações no modal aéreo estão sofrendo grandes impactos com todas essas mudanças de modal devido aos atrasos de embarques marítimos. Diversos Forwarders estão levando de 2 a 4 dias para entregar uma carga no aeroporto para embarque, onde historicamente o tempo era de 12 horas de trâmites operacionais.

Fonte: Aircargo News

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Tufão Kompasu fecha portos e aeroportos em Hong Kong.

Expectativa é de que operação seja retomada nesta sexta-feira, 15 de outubro, mas deve haver atraso operacionais portuários e aeroportuários. De acordo com autoridades aeroportuárias, no momento cerca de 36 voos sofreram atrasos devido a tempestade.

A temporada de ciclones e tempestades tropicais na China paralisou Hong Kong afetando diversos serviços como escolas, portos, aeroportos, supermercados, funcionamento de metros e trens e o mercado de ações. A ilha foi atingida nesta quarta-feira, 13 de outubro, pelo tufão Kompasu (bússola em japonês).

A forte tempestade deixou um morto e 21 feridos, segundo informações da agência de notícias oficial chinesa, Xinhua. A tempestade obrigou portos e aeroportos a paralisarem operações já na terça feira, 12 de outubro impactando grandes operações de Comércio Exterior.

Nosso time de operações segue acompanhando de perto a situação com seus parceiros para minimizar o impacto em suas operações logísticas.

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“Green pass” obrigatório de vacina para trabalhadores impactam as logísticas portuárias na Europa.

A obrigatoriedade do “Green Pass Italiano” deve afetar 23 milhões de trabalhadores a partir de sexta feira: Um certificado demonstrando que a pessoa foi vacinada, testou negativo ou se recuperou de covid-19 será obrigatório a todos os trabalhadores, nos setores públicos e privados.

A partir de 15 de Outubro, os trabalhadores que se apresentarem ao trabalho sem o certificado solicitado podem pagar multas de EUR 600,00 a EUR 1.500,00

Nos Portos de Trieste e Genova, 40% dos trabalhadores das docas ainda não estão vacinados e por volta de 850 trabalhadores estão protestando contra o “Green pass” alegando que, se houver grandes impactos econômicos para o país isso deve ser de responsabilidade do Governo que insiste em manter essa regra mandatória para os trabalhadores.

Os trabalhadores que não foram vacinados podem se deslocar ao trabalho, porém, devem realizar teste de covid a cada 72 horas e o custo (15 EUR) por teste deve ser de responsabilidade do trabalhador.

O Governo fez uma concessão com o objetivo de manter as atividades portuárias em operação oferecendo aos trabalhadores testes gratuitos de covid até 31/12, quando a medida deve se encerrar, porém, os trabalhadores não aceitaram essas condições e querem que o certificado de vacinação seja interrompida.

Caso o “Green pass de vacinação” não seja retirada pelo Governo, as atividades nos portos de Trieste e de Génova serão interrompidas, causando grandes impactos as operações marítimas.

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Voos cancelados devido a chegada do Tufão Chanthu na China:

Infelizmente a chegada do Tufão Chanthu na China trouxe alguns problemas para Shanghai e também para sua região costeira nesta semana.

As autoridades estão suspendendo as aulas nas escolas e também as estações de trens e metros estão paralisando suas atividades devido a tempestade que se iniciou neste domingo. Os voos no aeroporto de Shanghai estão sendo paralisados no momento e a previsão é que retornem a sua normalidade operacional entre quinta ou sexta feira.

Os terminais portuários de Shanghai suspenderam as atividades de importação e exportação devido as condições climáticas e o porto de Ningbo, que retomou sua operação semanas atrás, teve que suspender suas operações novamente desde domingo.

Todo esse cenário infelizmente traz um impacto negativo nas operações no modal aéreo e marítimo, o que dificulta ainda mais as programações de importadores e exportadores.

Nosso time de operações acompanha diariamente este cenário internacional para manter nossos clientes atualizados para minimizar o impacto operacional.

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Atualização sobre o cenário logístico da Alemanha (Aéreo e Marítimo)

O cenário ainda está instável, infelizmente. Os voos de Frankfurt para o Brasil seguem bem cheios, o que mantem as tarifas instáveis e elevadas.

O ponto positivo do momento é o aumento da capacidade logística com a reabertura da Europa em algumas estações (Hub’s) que seguiam com a operação reduzida, como por exemplo em Munich.

No caso do marítimo, a situação continua crítica e com fretes altos. Os navios estão abrindo seus espaços já com a capacidade total comprometida, isso significa que navios que embarcarão daqui 5 ou 6 semanas já estão cheios. Hoje, mais do que nunca, um bom planejamento é fundamental e o Booking para a sua operação deve ser realizado de maneira mais antecipada possível para evitar atrasos em suas operações.

Nossos especialistas estão à disposição para oferecer a você e a sua empresa um plano logístico eficiente para operacionalizar a sua carga.

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Update sobre cenário logístico aéreo na China:

Nesta semana o epicentro do caos logístico na China ocorreu em um de seus principais aeroportos, o de Shangai (Pudong - PVG). Devido aos crescentes casos de Covid19, as duas principais operadoras de manuseio de cargas do aeroporto, a SIAS e a PACTL implementaram protocolos de saneamento para centenas de funcionários, reduzindo a capacidade da operação em mais de 30%. O resultado disso são novos atrasos nos embarques e as últimas atualizações já indicam que serão necessários cerca de 7 dias para movimentar todo backlog de cargas que estão represados no aeroporto.

Algumas cias aéreas, como a Ethiopian, Swiss e American Airlines cancelaram seus voos. A American Airlines manteve uma frequência de cargueiros para Dallas, porém sem espaço disponível para a próxima semana. A Emirates também manteve seu cargueiro, mas também está sem disponibilidade para os próximos dias.

É importante ressaltar que devido a este cenário logístico incerto, as tarifas já sofreram alterações com aumento de aproximadamente 6%. Para diminuir o impacto operacional, as companhias aéreas estão desviando suas operações do aeroporto de PVG para outros aeroportos com o objetivo de operacionalizar o backlog de cargas. No momento, estão utilizando os Aeroportos de Guangzhou (CAN) e Wuhan (WUH).

Nossos analistas estão acompanhando diariamente as atualizações destas operações para viabilizar as operações de forma mais eficiente aos nossos clientes. Qualquer dúvida, nós estamos inteiramente a disposição para compartilhar maiores informações.

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Compartilhamos a seguir atualizações sobre o cenário logístico da China

Desde maio, com o fechamento parcial do porto de Shenzhen devido a um surto de covid em um de seus terminais, o cenário logístico nos principais portos da China se tornou ainda mais caótico. O caso mais recente ocorreu no porto de NINGBO, onde na última semana o terminal Meishan teve suas operações canceladas devido um novo surto de covid.

Devido a essa nova paralização, os demais terminais deste porto se encontram sobrecarregados, gerando atrasos nas atracações e em muitos casos omissões de navios no porto, omissão essa que têm sido sem dúvidas um dos maiores desafios na logística desta região. Só neste mês foram confirmadas 6 omissões de atracação nos principais portos da China, ocasionando o acúmulo de contêineres nos terminais e gerando gargalo logístico no recebimento de novas unidades. Atualmente, vários portos chineses só aceitam receber novos contêineres as vésperas da operação do navio, ocorrendo a necessidade de armazenamento destas unidades em terminais secundários. O resultado deste cenário é o custo extra de armazenagem para as empresas, somados aos elevadíssimos fretes ofertados neste momento pelas cias marítimas.

Além deste contexto adverso já mencionado, estamos em período de Peak Season e próximos de feriados que tradicionalmente geram atrasos nas exportações Chinesas, sendo estes feriados o Mid-Autumn Festival entre os dias 19 e 21 de setembro e também o feriado National Day entre os dias 01 e 07 de outubro.

Nossos parceiros seguem trabalhando intensamente para garantir a alocação das cargas de nossos clientes nos próximos navios, porém, aquele que deixar para o último instante o planejamento de seu embarque, possivelmente só conseguirá espaço para embarque de seus contêineres em meados de 15 de outubro. O planejamento antecipado para o embarque de sua mercadoria é essencial neste período de Comércio Exterior que estamos presenciando.

Seguimos focados em oferecer as melhores alternativas logísticas para nossos clientes e, caso queira conhecer mais sobre nossas soluções de Comércio Exterior, contate um de nossos especialistas.

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